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Principais focos para empreendedores de restaurantes investirem e obterem resultados em marketing digital

Publicado por Milene Montanha Ligado .

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Não é de estranhar que muitos empreendedores usam exemplos de outras empresas para inspirar as ações de gestão do seu negócio, seja em gestão de recursos humanos, gestão de compras, gestão financeira, entre outros aspetos. No entanto, no marketing digital, às vezes essa comparação acaba sendo nociva. Isso acontece porque os estudos de casos disponíveis são de grandes empresas, especialmente marcas como McDonalds, PizzaHut e SubWay.

Porém para as PME´s, que perfazem o grande universo dos empreendimentos do setor da hotelaria e restauração, é bastante diferente em termos de recursos, orçamento, tempo, etc. Além disso, a definição de sucesso para essas empresas é muito diferente. As grandes empresas podem dar ao luxo de buscar "buzz", "métricas da vaidade" ou até mesmo prêmios de propaganda, enquanto os empreendedores de restaurantes têm que buscar resultados concretos de negócio.

Tentar replicar as estratégias das grandes corporações é sem dúvida o principal erro que as pequenas empresas cometem. Alguns exemplos disso são querer lançar um vídeo viral, distribuir nas redes sociais mensagens de “bom dia” e outros conteúdos sem foco em seu público-alvo. Querer estar em vários canais sem ter condições para isso, focar em métricas bonitas e fáceis de medir, mas sem qualquer relação com o negócio ou ROI (Retorno do Investimento).

Para evitar estes erros e direcionar recursos e esforços em um plano de marketing digital apropriado e eficaz para os restaurantes e empreendimentos similares do setor da hotelaria e restauração, a Sabor Digital orienta três focos principais para obter resultados:

1. Foco na construção de autoridade

Não basta estar na Internet apenas para dizer que seu restaurante tem um website e está nas redes sociais. Nada de "bichinhos bonitinhos" que geram mil likes e nenhum resultado efetivo. É preciso saber usar esses canais para se tornar uma autoridade no seu mercado. Assim, quando o cliente estiver pesquisando nos motores de busca por produtos e serviços idênticos aos disponibilizados no seu negócio, ele encontrará com facilidade o seu restaurante e passará a tê-lo como uma referência.

Direcione esforços para mapear quem é o seu público-alvo. Crie e partilhe conteúdo relevante para fidelizá-lo. Mantenha um blog com publicações periódicas. Use o e-mail marketing e redes sociais para comunicar, interagir e para compartilhar com os seus clientes conteúdos que agreguem conhecimento e sejam relacionados ao seu negócio. Afinal, o objetivo é dominar o setor e ser uma autoridade no seu mercado.

2. Foco na interação com o público-alvo

Não adianta ter conta no Facebook, Google Plus, Twitter, Instagram, Youtube e outras redes sociais só porque o McDonalds e a PizzaHut têm. O primeiro passo após saber quem são as personas do seu negócio é descobrir onde elas estão.

Já conversou com seus reais e potenciais clientes? Qual é o comportamento online deles? Sabe as principais redes onde eles estão presentes? Como consomem informações? Esforce para saber onde está o seu público-alvo. Pode parecer trabalhoso, mas vale a pena. Isso evita que você fique falando sozinho ou com quem não é o alvo do seu restaurante.

3. Foco em gerar resultados: leads e vendas

Toda ação tem que ter um retorno que justifique seu investimento. Para isso, é preciso definir alguns passos básicos (há outros além destes): estratégias de produção e gestão de conteúdo (blog, ofertas de conteúdos educativos e outros materiais gratuitos), além da criação de páginas de conversão para gerar leads. A palavra-chave em marketing digital para restaurantes e empresas similares do setor da hotelaria e restauração é resultado

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Sabor Digital tem todo o gosto em ajudá-lo. Para mais informações, contacte-nos.

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